Resenha – Uma professora muito maluquinha – Ziraldo

Em homenagem ao Dia do professor, hoje eu trouxe a resenha do livro Uma professora muito maluquinha.

UMA_PROFESSORA_MUITO_MALUQUINHA_

Título: Uma professora muito maluquinha
Autor:
 Ziraldo
Editora:
 Melhoramentos

Páginas: 96
Ano: 2003

ISBN: 85-06-04074-4

Skoob

Onde comprar: Saraiva – Submarino Outros

A história se passa em uma cidadezinha do interior, onde mora a professora Catarina. Ela inova em sua prática pedagógica, transformando suas aulas em verdadeiras aventuras.

Narrada por cinco personagens: Athos, Porthos, Aramis, Dartagnan e Ana Maria Barcellos Pereira, eles relembram com saudades aqueles dias de alegria e aprendizagem.

Desde o primeiro momento em que ela pisou primeira vez na sala pela de aula todos se encantaram: as meninas quiseram ser lindas e os meninos desejaram crescer naquele instante para se casar com ela.

Cat era chamada de maluquinha porque suas aulas eram divertidas e interessantes, ou seja, diferente da aula das outras professoras. Certa vez ela, utilizando-se de um rolo de papel de embrulho, adaptou uma manivela e fez uma máquina de ler, organizava excursão ao ginásio para os alunos fazerem perguntas ao Padre Velho que era o professor de história. Em outra ocasião ela leva seus alunos para assistirem ao filme: Cleópatra, e assim, todos aprendem sobre História, Geografia, Matemática e leem cada vez melhor.

No decorrer da história iremos conhecendo os outros personagens como as beatas solteironas, o funcionário do Banco do Brasil que enviava seus versos à professorinha, o professor de Geografia e o Padreco que foi um garoto criado pelo Padre Velho. Ele estudou fora, se tornou padre e voltou à cidadezinha, é professor de Teologia na escola e sempre entra na sala da professorinha para repreender a turma quando as outras professoras fazem alguma queixa.

Durante toda a narrativa identificaremos os diversos recursos e atividades utilizados por Cat para ensinar e o mais importante ela consegue faz isso de forma divertida e prazerosa, despertando o interesse dos seus alunos.

É possível perceber que através dessa obra o autor busca chamar atenção para o incentivo à leitura e como o professor pode estimular a criatividade dos seus alunos.

Este é um livro muito interessante, com muitas ilustrações. Em 2011 foi adaptado para o cinema e existe também a versão em quadrinhos.

Espero que gostem!

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

11 comentários sobre “Resenha – Uma professora muito maluquinha – Ziraldo

    1. Acredito que as duas versões são adequadas, dependendo do nível de leitura da criança. Eu não li a versão em quadrinhos, mas creio que o texto deve ser bem mais resumido. Se for uma criança que já lê com desenvoltura, poderá ler essa versão tranquilamente.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s