Resenha – Os Miseráveis – Victor Hugo

Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje eu trouxe a resenha de um dos livros que eu mais gosto. Trata-se de uma adaptação de Os Miseráveis. Espero que vocês gostem.

Diante dos últimos acontecimentos em Paris, essa é uma maneira que eu encontrei de podermos lembrar o quanto o povo francês já passou por diversos momentos difíceis e conseguiu superar, o que não será diferente agora. Paz para a França!

resenha-os-miseraveis

ISBN: 85-322-4810-1 | Tradução e adaptação: Walcyr Carrasco | Editora: FTD | Páginas: 126 | Ano: 2001 | Skoob

Compre o seu: Aqui

Sinopse: Esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean — o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político.

Os Miseráveis narra a história de vários personagens, dentre eles, Jean Valjean, um homem que foi condenado a trabalhados forçados por roubar um pão para saciar a fome de sua família.  Durante dezenove anos ele fica preso e ao ser libertado, traz consigo a marca de ser ex-condenado, pois viveria em condicional para o resto de sua vida e assim, encontra uma sociedade que lhe fecha as portas, tornando sua vida ainda mais difícil. Ao contrário dos demais, o bispo de Digne lhe estende a mão e o aceita em sua residência.

Durante a estadia na casa do bispo ele comete dois delitos, o que poderia levá-lo de volta a prisão, no entanto, ao ser abordado pelos policiais que o localiza com os objetos furtados, o bispo encontra uma maneira de livrá-lo daquela situação. Diante de tanta generosidade, Jean Valjean se sente tocado por tanta bondade e dali em diante se tornaria um novo homem.

No decorrer da narrativa vamos conhecer Fantine, uma jovem que teve uma filha e foi abandonada pelo namorado. Para conseguir trabalhar na fábrica do Sr.Madeleine (nova identidade de Jean Valjean), ela teve que deixar sua filha Cosette aos cuidados do casal Thénardier . Para isso era necessário que Fantine enviasse certa quantia, entretanto, o casal a explorava pedindo que ela enviasse sempre mais dinheiro.

Cosette, assim como sua mãe era explorada pelo casal, eles obrigavam a menina a trabalhar o dia inteiro. Isso acontecerá até seus oito anos de idade, quando os caminhos de Cosette e Jean Valjean se encontrarão. Com o passar dos anos e após vários acontecimentos, outros personagens como Javert, o policial que irá perseguir Jean Valjean por toda sua vida, o menino Gavroche, Éponine e Marius Pontmercy terão suas histórias entrelaçadas.

Através dessa obra, Victor Hugo faz uma crítica social, política econômica vivenciada pela sociedade francesa do século XIX. A narrativa descreve ainda vários acontecimentos históricos como a Batalha de Waterloo e os vários motins realizados por estudantes republicanos que tentavam derrubar o regime do rei Luís Filipe I, fato que resultou na morte de vários estudantes.

Por se tratar de uma adaptação, a linguagem é simples e de fácil compreensão, o que possibilita a leitura por pessoas de todas as idades. Ainda não tive a oportunidade de ler a versão original, o que espero conseguir algum dia.

Como sugere o título, o livro traz experiências muito tristes da vida de cada personagem, fatos que nos levam a refletir, sobre a vida e a condição humana.

“A capacidade de alguém mudar através do amor é tocante. Fica a mensagem. Todo mundo pode tornar o mundo melhor. Basta querer. Amar o próximo, eis a questão.”  Walcyr Carrasco

Deixem seus comentários!

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter  ❤  Google+  ❤ Instagram  ❤  Pinterest

Anúncios

13 comentários sobre “Resenha – Os Miseráveis – Victor Hugo

  1. Assisti ao filme e achei excelente! É uma narrativa intrigante que nos faz refletir sobre a falsa moralidade e a incapacidade do homem de perdoar. Todavia, norteada de um contexto absolutamente cruel, existe uma alma amável e cheia de misericórdia que consegue ver, num homem condenado, um feixe de esperança.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s