Resenha – Clara dos Anjos – Lima Barreto

Olá queridos leitores, tudo bem com vocês? Hoje vamos conhecer um pouco sobre essa grande obra do autor Lima Barreto.

clara-dos-anjos-lima-barreto

ISBN: 85-7666-575-8 | Editora: Escala Educacional | Ano: 2006 | Páginas: 144
Skoob 

Adquira o seu aqui

Sinopse: Em todas as suas obras, com maior ou menor ênfase, Lima Barreto denuncia as incontáveis formas de preconceito racial que oprimem e marginalizam os negros. ‘Clara dos Anjos’ não foge a esse propósito. Trata-se de uma crônica do cotidiano da população pobre do Rio de Janeiro no início do século XX. Nesse relato-denúncia, o autor conta a história da jovem e ingênua negra do subúrbio carioca de Inhaúma, Clara dos Anjos, que se entrega de corpo e alma a Cassi, por quem é cruelmente abandonada.

Último romance escrito por Lima Barreto, tendo sido publicado postumamente, Claro dos Anjos é também o livro que condensa grande parte das preocupações que rondaram a obra do autor. Narra a história de uma mulata pobre que vive no subúrbio carioca. Filha do carteiro Joaquim dos Anjos e de Engrácia, ela sempre foi superprotegida, não saía sem a companhia da mãe ou da vizinha, Dona Margarida.

No dia do seu aniversário, Clara conhece Cassi Jones, um jovem malandro quem tem uma fama muito ruim, pois já havia enganado várias moças e se envolvido com mulheres casadas. Por esse motivo seu pai já o havia expulsado de casa.
Diante disso, os pais de Clara não aprovam o relacionamento dos dois, entretanto, Cassi não desiste e arranja uma maneira de se encontrar com a mulata às escondidas. Esta, após algum tempo engravida do modinheiro e ele desaparece.

Se “ele” a abandonasse, ela estava completamente desmoralizada, sem esperança de remissão, de salvação, de resgate… Moça, na flor da idade, cheia de vida, seria como aquele céu belo, sedutoramente iluminado pelas estrelas, que também tinha ao lado de tanta beleza, de tanta luz, de não sabia que sublime poesia, aquela mancha negra como carvão. Cassi a teria de fato abandonado?

Nesse livro, Lima Barreto faz uma verdadeira denúncia contra o preconceito racial e social existente naquele período. Através da personagem Clara dos Anjos, ele traz à tona a discriminação vivenciada pela mulher negra e pobre que era seduzida e abandonada. O autor, também faz uma crítica à desigualdade social, à forma como os mais pobres são ignorados, pois, as mulheres seduzidas por Cassi Jones eram de família pobre, sem nenhuma influência na sociedade, e assim, quando a família das jovens o denunciava, ele por ser de família abastada e ter parentes influentes não era condenado.

Em geral, as moças que ele desonrava eram de humilde condição e de todas as cores. Não escolhia. A questão é que não houvesse ninguém, na parentela delas, capaz de vencer a influência do pai, mediante solicitações maternas.

E vocês, já leram essa maravilhosa obra da nossa literatura?

É um livro muito bom, ele nos leva a repensar a nossa sociedade, será que houve alguma mudança em relação à maneira como as mulheres negras e pobres são tratadas? Será que realmente diminuiu o preconceito no nosso país? Comentem!

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha – Clara dos Anjos – Lima Barreto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s