resenha-uma-vela-para-dario

Conto de Dalton Trevisan que narra a história de Dario, um homem que caminhando na rua começa a sentir-se mal, senta no chão, as pessoas que passam se aproximam e de uma maneira equivocada tentam auxiliá-lo, porém a ajuda é superficial, e assim, alguém afirma que ele está tendo um ataque, outro coloca o casaco debaixo da cabeça do moribundo, alguns sugerem que seja levado ao hospital e chamam um táxi, mas quem pagaria a conta? Diante disso, desistem. Aos poucos seus pertences vão desaparecendo e o cachimbo, o guarda-chuva, os sapatos, o alfinete de pérola da gravata, já não estão mais ali.

Cada um sugere alguma ideia para ajudar Dario, no entanto, logo constatam que ele está morto e alguém aconselha a chamar o rabecão. Assim, Dario continua ali jogado no chão, seus pertences aos poucos vão desaparecendo…

Ao final do dia, janelas são fechadas, todos se vão e o corpo de Dario está lá, esperando há três horas pelo rabecão, quando um menino de cor e descalço chega com uma vela e acende para o morto. Logo, essa chama irá se apagar com as gotas de chuva que volta a cair.

Utilizando uma linguagem simples e direta, Dalton Trevisan nos presenteia com esse conto e faz uma crítica à sociedade contemporânea, que envolta em problemas sociais, econômicos e culturais tornou-se também uma sociedade individualista, na qual cada pessoa preocupa-se apenas consigo mesma e com seus problemas, se esquecendo da compaixão e do respeito pelo outro. Porém, no final ele nos surpreende com algo que pode ser entendido como uma esperança, quando aquele menino chega com a vela demonstrando solidariedade àquele homem morto.

Espero que tenham gostado. Para ler o conto na íntegra acesse aqui

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

2 comentários em “Resenha – Uma vela para Dario – Dalton Trevisan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s