Escritoras que marcaram a Literatura Brasileira

Oi gente, tudo bem com vocês? Em comemoração ao Dia da Mulher, hoje vamos conhecer um pouco sobre essas mulheres talentosas e guerreiras que marcaram a Literatura Nacional e hoje são conhecidas também em vários outros países.

Rachel de Queiroz (17/11/1910 – 4/11/2003)

Rachel-de-Queiroz-atraídos-pela-leitura

Escritora, jornalista, tradutora, romancista, cronista e dramaturga Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977). Através de suas obras, ela faz uma denúncia da realidade vivenciada pelo nordeste brasileiro, que há muito tempo sofre com a miséria e a seca. Suas principais obras são: O Quinze, As Três Marias e Cem Crônicas Escolhidas.

Lygia Fagundes Telles (19/04/1923)

lygia-fagundes-telles-atraídos-pela-leitura

Grande representante do movimento pós-modernismo, Lygia Fagundes Telles é membro da Academia Paulista de Letras, da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa. Suas obras retratam os temas clássicos e universais como a morte, o amor, o medo e a loucura. E seu estilo é caracterizado por representar o universo urbano e por explorar de forma intimista a psicologia feminina. Seus livros mais famosos são As Meninas, Ciranda de Pedra e a coletânea de contos Antes do Baile Verde.

Cecília Meireles (07/11/1901 – 09/11/1964)

cecilia-meireles-atraídos-pela-leitura

Poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira, Cecília ganhou vários prêmios por seus livros. Sua poesia intimista também revela desencantos e traz reflexões acerca de temas que retratam a vida, o amor e o tempo. É considerada uma das vozes líricas mais importantes da literatura de língua portuguesa. Seus livros mais famosos são Ou Isto ou Aquilo, Espectros e Livro da Solidão.

Lygia Bojunga (26/08/1932)

lygia-bojunga-atraídos-pela-leitura

Trabalhou durante muito tempo para a rádio e televisão, antes de se estrear como escritora de livros infantis em 1972. Em 1982, recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio literário infantil do mundo. Seus livros mais importantes foram: Os colegas (1972), Angélica (1975), A casa da madrinha (1978), Corda bamba (1979), O sofá estampado (1980) e A bolsa amarela (1981).

Adélia Prado (13/12/1935)

adelia-prado-atraídos-pela-leitura

Professora por formação, exerceu o magistério durante 24 anos, até que a carreira de escritora tornou-se a atividade central. Em termos de literatura brasileira, o surgimento da escritora representou a revalorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante, tendo-se em conta que Adélia incorpora os papéis de intelectual e de mãe, esposa e dona-de-casa. Seus livros mais famosos são Bagagem, O Pelicano e Miserere.

Clarice Lispector (10/12/1920 – 09/12/1977)

Clarice-Lispector-atraídos-pela-leitura

Escritora e jornalista. Nasceu na Ucrânia e veio para o Brasil ainda na infância. Autora de romances, contos e ensaios sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Seus livros mais famosos são: A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H e a coletânea de contos Laços de Família.

Hilda Hilst (21/04/1930 – 4/02/2004)

Hilda-Hilst-atraídos-pela-leitura

Poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. Hilda Hilst escreveu por quase cinquenta anos, tendo sido agraciada com os mais importantes prêmios literários do Brasil. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Suas obras mais famosas são: Cartas de Sedutor, Do Desejo, O Caderno Rosa de Lori Lamby e A Obsena Senhora D.

Cora Coralina (20/08/1889 – 10/04/1985)

cora-coralina-atraídos-pela-leitura

Pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Apesar de escrever desde moça, Cora Coralina publicou seu primeiro livro aos 76 anos. Entre outras obras, é autora de O Tesouro da Casa Velha e Estórias da Casa Velha da Ponte. Seus textos expõem o cotidiano e a vida simples no interior do país.

Qual a obra dessas autoras vocês mais gostam? Comentem!

Fonte: Aqui

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

3 respostas em “Escritoras que marcaram a Literatura Brasileira

  1. Pingback: Escritoras que marcaram a Literatura Brasileira – Política contraditória

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s