Resenha – O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares – Ransom Riggs

Ransom Riggs

ISBN: 978-85-441-0284-8 | Ano: 2015 | Editora: Leya |Páginas: 336

Skoob: Adicione

Onde comprar:  Amazon – Submarino Americanas Livraria Cultura 

SINOPSE:
Tudo está à espera para ser descoberto em ‘O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares’, um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que possa parecer – ainda podem estar vivas.

Quando comecei a ver algumas informações sobre esse livro, achei que fosse uma história de terror. Qual não foi a minha surpresa ao me deparar com algo diferente de tudo que eu já havia lido.

Ransom Riggs escreveu uma história repleta de suspense e fantasia além de muitas fotografias antigas em preto e branco, fascinantes e algumas perturbadoras. Todos esses elementos somados a uma atmosfera sombria compõem o livro O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares.

Nele, vamos conhecer Jacob, um garoto de dezesseis anos que passou a infância ouvindo as histórias incríveis contadas por seu avô Portman. Eram histórias sobre monstros e principalmente sobre o período em que ele viveu no orfanato para crianças peculiares, no País de Gales, local para onde foi enviado aos cinco anos de idade quando perdeu a família durante a Segunda Guerra.

“Era um lugar encantado, contava ele, projetado para manter as crianças protegidas dos monstros, em uma ilha onde o sol brilhava todos os dias e ninguém jamais adoecia ou morria.” (pág. 09)

o-orfanato-da-srta-peregrine-atraidos-pela-leitura5

Jacob presencia a morte do avô e afirma ter visto monstros. Fato este que leva a todos a acreditar que ele está com problemas mentais. Além disso, Jacob descobre uma carta escrita pela Srta. Peregrine para o seu avô, quinze anos antes.

“Quando eu era pequeno, as histórias do vovô Portman significavam que era possível viver uma vida mágica.” (pág. 85)

Com a intenção de investigar mais de perto essa história, Jacob consegue convencer os pais a deixa-lo viajar para o País de Gales, onde fica O Orfanato da Srta. Peregrine. Chegando lá, Jacob inicia a investigação que irá leva-lo a descobertas fantásticas sobre o orfanato e as crianças peculiares que lá habitavam.

o-orfanato-da-srta-peregrine-atraidos-pela-leitura3

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares possui uma narrativa realizada em primeira pessoa e ocorre de maneira linear. No início é um pouco lenta, mas a partir do terceiro capítulo começa a deslanchar e ficar cada vez mais emocionante. Já no último capítulo a história teve uma desacelerada que eu não gostei muito, mas esse é só o primeiro livro da série.

O personagem principal apresenta uma grande evolução na história, passando de um adolescente entediado para um grande herói. Porém, os demais personagens são apresentados de maneira superficial. Para mim, esse foi um dos pontos negativos do livro.

o-orfanato-da-srta-peregrine-atraidos-pela-leitura2

A linguagem utilizada é de fácil entendimento e quando surgem alguns termos diferentes, é possível recorrer a notas de rodapé para ver o significado.

O exemplar que eu li, apesar de não ter capa dura apresenta uma ótima revisão, tem papel amarelado, as fontes têm tamanho confortável, possui uma boa impressão e eu não encontrei erros de ortografia.

Viajar no tempo é uma temática que já foi bastante explorada pelos autores, porém Ransom Riggs desenvolveu esse recurso de forma inovadora em seu primeiro livro.

“Um show de ousadia e coragem inigualáveis, de magia tão poderosa que vocês simplesmente não vão acreditar em seus próprios olhos. Meus caros cidadãos, apresento-lhes a Srta. Peregrine e suas crianças peculiares!” (pág. 173)

o-orfanato-da-srta-peregrine

Essa obra foi adaptada para o cinema pelo Diretor Tim Burton. O filme estreia dia 29/09/2016.

Assista ao trailer:

SOBRE O AUTOR

Ransom Riggs cresceu na Flórida, mas agora reside na terra das crianças peculiares, Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nas horas vagas é blogueiro e repórter especializado em viagens, e sua série de ensaios de viagem, Strange Geographies, seu primeiro romance, pode ser lida em ransomriggs.com

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

9 comentários sobre “Resenha – O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares – Ransom Riggs

  1. Descobri esse livro em uma ida a livraria e levei para casa pensando ser um filme de terror. Me decepcionei quando li ‘livro um’ na capa e depois de ter seduzida pela trama, surtei ao imaginar quanto tempo levaria para ter os demais livros em mãos. Por sorte foi bem rápido.li os três livros e adorei. Mas estou com um pouco de receio de de o filme. rs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Concordo contigo.. O final não surpreendeu e também não manteve o mesmo ritmo do livro.. Algumas coisas me incomodaram do meio para o fim da história e eu realmente esperava um aprofundamento maior nas crianças. Ainda não li os outros 2 livros, mas já me disseram que são melhores que esse primeiro. A história é legal, vamos ver as continuações, né!? Parabéns pela sinceridade na resenha! Beijosss 😘😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s