Resenha – A Menina Que Não Sabia Ler – John Harding

“Com que facilidade deixamos de lado a perspectiva de um futuro desastre pelo prazer do presente!”

A_MENINA_QUE_NAO_SABIA_LER

ISBN-10: 8562936111
Título original: Florence and Giles
Ano: 2010
Páginas: 288
Editora: LeYa
Skoob: Adicione
Comprar: Submarino

Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

A menina que não sabia ler narra a historia de Florence e Giles, dois irmãos que moram em uma antiga propriedade chamada Blithe House. Eles são filhos de mães diferentes e quando ficaram órfãos, o tio passou a “cuidar” dos dois. Apesar de morar em Nova York, ele mantinha a casa com os empregados Sra. Grouse, Meg, Mary e John, com os quais Florence e Giles conviviam.

Florence é uma menina de imaginação fértil que foi proibida de aprender a ler, pois seu tio, assim determinou. Diante disso, ela se viu obrigada a aprender sozinha, pois ninguém na casa poderia descobrir o seu segredo, para isso ela ia escondida à biblioteca. Já o pequeno Giles foi enviado para a escola preparatória.

Durante o tempo em que estava sozinha ela passava horas nos esconderijos que escolhia para fazer suas leituras. Até o dia em que um novo vizinho apareceu. Theo Van Hoosier passa a visitá-la regularmente. No início ela não gosta muito, mas depois ela cultiva uma amizade com o garoto.

Florence sente muita falta do irmão e se preocupa com ele, principalmente, quando lê as cartas que ele envia. Após algum tempo, Giles é dispensado da escola pois não conseguiu se adaptar e os dois irmãos voltam a conviver e brincar juntos como faziam antes.

Entretanto, essa tranquilidade não dura muito, já que seu tio contrata uma preceptora para Giles. A partir desse momento a história se transforma, pois de início é apenas uma garota narrando sua vida, mas quando a Srta. Whitaker tem uma morte trágica no lago da propriedade inicia-se a segunda parte do livro revelando uma história de suspense e mistério. Desse evento em diante eu fiquei grudada no livro tentando desvendar os acontecimentos que iam surgindo.

Com a morte da Srta. Whitaker, uma nova preceptora foi trazida para cuidar da educação de Giles. Com a chegada da Srta. Taylor muita coisa na residência começa a mudar e Florence desconfia das intenções da nova preceptora e não gosta nem um pouco dela, e assim, dará início a uma investigação que desencadeará uma série de acontecimentos.

A história contada nesse livro é instigante, porém alguns quesitos deixaram a desejar, como vários fatos que ficaram sem explicação e o autor deixa para o leitor deduzir o final. Outro ponto negativo é o título do livro que não combina com a história, visto que, esta foca mais nos dois irmãos do que propriamente no fato de Florance não saber ler.
A menina que não sabia ler transportará o leitor para um mundo de suspense, mistério e fantasia.

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter  ❤  Google+  ❤ Instagram  ❤  Pinterest

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha – A Menina Que Não Sabia Ler – John Harding

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s