Resenha- Estio – Vauline Gonçalves

Olá, queridos leitores! Tudo bem com vocês? A resenha de hoje é sobre o livro Estio da autora Vauline Gonçalves. A literatura nacional contemporânea não é muito divulgada aqui no blog, pois, não fazia parte das minhas leituras. Confesso que me surpreendi com este livro.

estio

Sinopse: Triana não buscava amor, apenas paz. Antônio não esperava paixão, apenas diversão.
Uma relação absolutamente improvável, construída sob conveniências, tem todos os requisitos para o fracasso. Somente quando orgulho e o medo derem lugar às possibilidades, a tempestade também dará lugar ao estio. Conheça essa história que agrega luxúria e força à mais doce delicadeza. Ambientada no Sudeste brasileiro do século XIX, Estio foi escrita sob profunda pesquisa e total entrega dos sentimentos.

Autora: Vauline Gonçalves

Disponível no Wattpad

Livro cedido em parceria com a autora

Triana é uma jovem sem muitas perspectivas. Desde o seu nascimento sempre fora rejeitada pelo pai, simplesmente por ter nascido mulher. Jesus sempre desprezou a filha, pois, além de não gerar lucros para sua fazenda, quando Triana se casasse, um dote deveria ser pago ao seu futuro marido. Seu único refúgio naquela casa era seu irmão gêmeo Breno, os dois são muito unidos e tem uma linda amizade.

Em uma festa, Triana conhece Renato e logo se apaixona por ele. Rapidamente, é marcada a data do casamento, entretanto, o que Triana desconhece é que neste dia ela teria a maior decepção de sua vida. Após o triste desfecho deste relacionamento e submetida ao maus tratos do pai Triana se fecha cada vez mais.

Giuseppe, um amigo da família, convence Triana a acompanhá-lo para São Paulo para que ela se case com Antônio, um homem jovem, bonito e rico, mas que não segue os tradicionais costumes da alta sociedade da época e por isso não era visto com “bons olhos”. Para dar continuidade aos negócios deixados pelo pai, Antonio atraiu muitos desafetos na região, além disso, tinha um bom convívio com os índios, o que era abominado naquele período.  

Os dois se conhecem e se casam. Neste ponto o leitor irá se deparar com uma linda história de amor. Todavia, em qual relação não existem problemas? E alguns surgirão para tentar acabar com o amor do casal. Será que tais problemas terão força suficiente para destruir o sentimento que existe entre Triana e Antonio?

Estio apresenta uma trama envolvente que faz o leitor sentir vontade de ler a história de uma só vez. Inicialmente, a narrativa é ambientada no interior do Paraná, em seguida se passa em um pequeno vilarejo de São Paulo.

Apesar de não ser considerado hot, Estio é um romance adulto e que traz várias descrições de cena de sexo, o que achei um pouquinho exagerado. É narrado em terceira pessoa, com uma linguagem simples.

Gostei da forma como a autora construiu as personagens: Triana, que no início é uma jovem apática e triste, vai se desenvolvendo e se torna uma mulher forte e decidida que sabe realmente o que quer e luta para alcançar o que tanto deseja. Renato é um tipo que irá causar muitos conflitos na trama, o que me surpreendeu bastante.

Antônio é daqueles personagens que não há como não se apaixonar: é bonito, simples, educado, o tipo de homem que qualquer mulher sonha em ter ao seu lado.

É uma história diferente das quais eu estou acostumada a ler, mas gostei muito e indico para as pessoas que gostam de romance de época, Literatura nacional, ou simplesmente de uma bela história de amor.

 

Anúncios

3 respostas em “Resenha- Estio – Vauline Gonçalves

  1. Pingback: O que eu li em maio, junho e julho de 2017 |

  2. Nossa, Gio, muito obrigada por suas palavras! Obrigada pelo cuidado na análise, por ter tido um olhar tão sensível, e pela honestidade em dizer o que agradou muito ou nem tanto, ao seu “paladar”. Muito legal! Espero que tanto o livro, quanto a resenha e o blog ganhem ainda mais admiradores e tenham muito sucesso! Mais uma vez, muitíssimo obrigada! Te convido a conhecer o meu novo texto, que está sendo postado semanalmente no Wattpad. Chama-se “Bellanne-se” e é um romance atual, divertido, hooot (“pero no tanto”, quanto os demais da categoria) que traz à tona questões como quebra de padrões, de preconceitos e tudo isso passando bem longe do vitimismo. Convido você e suas leitores a acompanhar Bellanne: http://my.w.tt/UiNb/Odngiihx3E Forte abraço!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s