Olá leitores! No post de hoje eu selecionei alguns quotes do livro O Cortiço de Aluísio Azevedo. Importante obra da Literatura Brasileira, narra a história de várias famílias que vivem em um tipo de moradia coletiva chamada cortiço. Nessa história vamos conhecer João Romão, um português que deseja enriquecer de qualquer maneira, nem que para isso ele tenha que utilizar de meios ilícitos. Ele consegue muito dinheiro e se torna o dono dessa moradia popular…

 

ISBN: 85-349-1967-4|Editora: Paulus|Ano: 2002|Comprar: Amazon

“E, naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.”

“A virtude, a beleza, o talento, a mocidade, a força , a saúde e principalmente a fortuna, eis o que ele não perdoava a ninguém, amaldiçoando todo aquele que conseguia o que ele não obtivera; que gozava o que ele não desfrutara; que sabia o que ele não aprendera.”

“Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.”

“A cabocla disse-lhe que se banhasse todos os dias e desse a beber ao seu homem, no café pela manhã, algumas gotas de águas de lavagem; e, se no fim de algum  tempo, este regime não produzisse o desejado efeito, então cortasse um pouco dos cabelos do corpo, torrasse-os até os reduzir a pó e lhos ministrasse depois na comida.”

o-cortiço-aluisio-azevedo

 

Anúncios

6 comentários em “Quotes: O Cortiço – Aluísio Azevedo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s