Resenha – O Terraço e a Caverna – Maurício Limeira

Oi gente, tudo bem com vocês? A resenha de hoje é sobre o livro O Terraço e a Caverna do autor Maurício Limeira.

O_TERRAO_E_A_CAVERNA

ISBN: 9788599870570
Título: O Terraço e a Caverna
Editora: Independente, publicado pela Fundação Cultural do Estado do Pará.
Ano: 2016
Skoob: adicione
Comprar: Portal dos Livreiros

*Livro cedido em parceria com o autor

O Terraço e a Caverna conta a história de duas crianças muito especiais que vivem em ambientes totalmente opostos, mas passam por problemas semelhantes. Quinha é uma menina de 11 anos que mora em uma bela cobertura bem localizada no Rio de Janeiro. Durante o tempo em que frequentou a escola, Quinha passou por diversas experiências traumáticas que acabou por desencadear uma Síndrome chamada de Síndrome das Pessoas Inexistentes. A pessoa que tem essa doença não enxerga nem escuta nenhum ser humano e assim, Quinha vive isolada em um mundo no qual se comunica apenas com um gato imaginário chamado Moisés. Só que esse gato não é uma boa influência para Quinha, pois ele faz com que ela se isole cada vez mais. Além disso, ele leva a menina a vivenciar muitos devaneios como andar pelas nuvens, ver seus reflexos em uma sala cheia de espelhos…

Como uma tentativa de proteger a filha, os pais de Quinha não a levam para muitos lugares, assim, ela fica a maior parte do tempo no terraço da cobertura. Às vezes seu avô fica tocando para ela, enquanto ela observa a rua, as folhas, os pássaros.

Em outro lugar da mesma cidade vive Paco, um menino que se tornou cadeirante ainda bem pequeno devido a um descuido do pai. No período em que frequentou a escola, sofreu muito bullyng e acabou por abandoná-la. Paco e sua família foram obrigados a deixar a comunidade onde moravam e acabaram indo viver em um buraco resultante das obras do metrô. Nesse local onde Paco mora com a família é um lugar de difícil acesso e para um cadeirante, é praticamente impossível que ele saia sem a ajuda de alguém. Como não recebe muita atenção dos familiares, Paco passa a maior parte do tempo em uma rede social. Para isso, ele utiliza o computador que uma professora conseguiu para ele. 

Quinha encontra na internet uma forma de se comunicar com outras pessoas. Na verdade, ela acredita se tratar de personagens e através de uma rede social ela começa a ver na sua timeline os desabafos de um garoto. Eles começam a se comunicar e quando os pais de Quinha percebe que a filha está se comunicando com alguém, mesmo que no mundo virtual, eles criam perfis falsos para tentar se comunicar com a filha, mas ela não responde a eles. 

A vida de Quinha e Paco ainda nos revelará muitas surpresas e emoções. Acreditem, essa história é bastante rica e reflexiva. Não tem como não nos colocarmos no lugar dos personagens e realmente sentirmos o que eles sentem. Me coloquei no lugar da mãe de Quinha e sentia o seu desespero ao ver a filha naquele estado e não poder saber o que se passava com ela. Creio que cada leitor irá se identificar de alguma forma com essa história.

Narrado em terceira pessoa, a obra de Maurício Limeira apresenta uma história surpreendente, com uma trama bastante original, além de uma linguagem simples o que faz com a leitura seja agradável e instigante. No livro O Terraço e a Caverna é possível perceber que o autor aborda aspectos psicológicos e sociais mediante a vivência dos personagens principais, que por sinal são bem construídos e encantam o leitor.

Sobre o autor:
MAURÍCIO LIMEIRA é carioca, funcionário público formado em História. Escreve desde a adolescência e vem disponibilizando parte deste material na internet, ou inscrevendo em prêmios literários, ou através da autopublicação. Dois de seus contos foram publicados na revista Cult, um foi premiado em concurso da Fundação Ceperj. Lançou o romance de terror O Adversário, a novela de humor Taras, Fobias & Contas a Pagar e a monografia Nas Horas Mortas: A vida noturna no Centro do Rio de Janeiro (1920-1929). O TERRAÇO E A CAVERNA é seu terceiro romance, e foi premiado pela Fundação Cultural do Estado do Pará.

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha – O Terraço e a Caverna – Maurício Limeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.