Leituras do mês de novembro e dezembro de 2017

Olá leitores! Hoje eu vou mostrar para vocês as leituras que fiz em novembro e dezembro, praticamente novembro porque dezembro já começa aquele clima de final de ano, a correria,  e no fim das contas eu n li nada. Mas, como em todo final de ano eu falo: “O ano que vem pretendo ler mais“. Que assim seja! Vamos ver o que eu consegui ler?

leituras do mes

IRACEMA – JOSÉ DE ALENCAR

IRACEMA

 

O romance conta o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena e a miscigenação do branco com o índio.

Achei uma leitura difícil por conta da linguagem utilizada pelo autor, porém não podemos deixar de admirar a grandiosidade dessa obra da Literatura Brasileira. Falei um pouquinho mais sobre ela neste post.

 

SHERLOCK HOLMES – AVENTURAS SECRETAS

SHERLOCK_HOLMES__AVENTURAS_SECRETAS.jpgEm Sherlock Holmes – Aventuras Secretas, o maior detetive de todos os tempos retorna para desvendar novos casos, trazidos por um seleto time de autores brasileiros. Com organização e contos de Carlos Orsi e Marcelo Galvão, também participam dessa homenagem ao gênero policial Octavio Aragão, Alex Mandarino, Rosana Rios, Lucio Manfredi, Romeu Martins e Cirilo Lemos.
Obra máxima de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes é um dos mais duradouros ícones culturais de todos os tempos. Recentemente reinventado no cinema e na televisão, e sempre celebrado na literatura, continua a encantar com seu delicado equilíbrio entre racionalidade pura, personalidade única e energia explosiva.
É nesse espírito de reinvenção, mais do que de resgate — pois quando foi que Holmes precisou ser resgatado? — que chega essa antologia. Nela saberemos o que teria acontecido se Holmes e Watson nunca tivessem se encontrado, qual foi a herança que Edgar Alan Poe deixou para Doyle e como a história foi reescrita pelos poderosos para apagar a memória de algumas das maiores aventuras já vividas.

Eu baixei este livro gratuitamente na Amazon através do Kindle para Samsung. Foi um dos melhores livros que li neste ano. Os autores conseguiram criar ótimas histórias fazendo referências às narrativas já conhecidas do grande público. Achei interessante também a forma como os autores transformaram Sir Arthur Conan Doyle em um personagem nessa obra.

UM CÂNTICO DE NATAL – CHARLES DICKENS

UM_CANTICO_DE_NATAL

Um cântico de natal tem como protagonista Ebenezer Scrooge, um pão-duro, proprietário de uma casa de contabilidade e empregador do pobre Bob Cratchit, seu escriturário. Scrooge evita fazer quaisquer gastos, tanto que no inverno, à época do Natal, o escritório é aquecido apenas por uma pequena lareira. Para Scrooge, isso não é um problema, uma vez que a sua frieza interior é constante, e o conforto de outras pessoas para ele não é importante. Na véspera de Natal, Scrooge, sozinho e renegando qualquer companhia, recebe a visita do espírito de seu sócio, Jacob Marley, que lhe confidencia que um destino igual ao dele estará reservado a Scrooge, se o mesmo não se redimir de seu comportamento. Para tal, três fantasmas virão lhe visitar e trarão a oportunidade para que ele reflita sobre sua condição e através da mudança de hábitos limpar sua consciência.

Foi uma leitura bem prazerosa e rápida. O livro é bem curtinho com menos de 100 páginas e a história criada por Charles Dickens toca profundamente o leitor, pelo menos eu me senti tocada por ela. É uma narrativa que nos leva a refletir sobre a importância que damos aos bens materiais e como devemos ter mais cuidado com os verdadeiros valores da vida. É sobre o amor ao próximo, como devemos valorizar a nossa família, dar o devido valor à quem convive conosco, não deixar que momentos infelizes nos deixem amargurados e rancorosos. Vale a pena conhecer essa história.

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter  ❤  Google+  ❤ Instagram  ❤  Pinterest

 

2 comentários em “Leituras do mês de novembro e dezembro de 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.