5 livros sobre o sertão nordestino que você precisa ler

Livros sobre o sertão nordestinoUm tipo de história que sempre despertou o meu interesse é aquela encontrada nos livros que abordam o sertão nordestino. Várias passagens desses livros me remetem à infância, visto que, nasci e cresci no interior da Bahia. Pensando nisso, vou indicar 5 livros que retratam o sertão nordestino que você precisa ler.

Vidas Secas – Graciliano Ramos

VIDAS_SECAS graciliano ramos

Neste livro você vai conhecer a história de Fabiano e sua família que são obrigados a migrarem constantemente, para fugir da seca. Essa obra publicada em 1938, pertence a segunda fase modernista e aborda a pobreza e as dificuldades vivenciadas pelos retirantes nordestinos.

O Quinze – Rachel de Queiroz

O_QUINZE_1335989217B

Primeiro romance escrito pela autora, O Quinze refere-se a grande seca que ocorreu no Ceará em 1915 e foi vivenciada pela escritora ainda na infância. A história se dá em dois planos: o primeiro aborda o vaqueiro Chico Bento e sua família e o segundo trata da relação existente entre Vicente e sua prima Conceição.

Menino de Engenho – José Lins do Rêgo

MENINO_DE_ENGENHO_1470238510970SK1470238510B.jpg

A obra publicada em 1932, tem como personagem principal, Carlinhos que já na idade adulta vai narrar a sua história de vida, começando quando o personagem tinha 4 anos de idade e presenciou o assassinato de sua mãe. Esse romance irá abordar vários temas como o sistema patriarcal, a repressão familiar, o cangaço, etc.

Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto

resenha morte_e_vida_severina

Poema escrito entre 1954 a 1955, Morte e Vida Severina é  um auto de natal no qual é retratada a  história do retirante Severino que deixa o sertão e vai em busca de melhores condições de vida.

Terras do Sem-Fim -Jorge Amado

terras_do_sem_fim_14305487512705sk1430548751b

A história é ambientada na região cacaueira do Sul da Bahia que no início do século XX atraía muitas pessoas em busca de fortuna. Neste local, os Badaró e os Silveira travaram uma disputa sangrenta por uma propriedade chamada de Sequeiro Grande. No romance tem de tudo: intrigas políticas, romances improváveis, tocaias e assassinatos. Vale a pena conhecer essa história.

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

8 comentários sobre “5 livros sobre o sertão nordestino que você precisa ler

  1. tai disse:

    Sou nordestina também e acabei de voltar de viagem de lá. Viajamos os mais de 2000 kilometros de carro, ida e volta, e na estrada vi de perto um pouquinho dessa realidade, que perdura até hoje. Na minha próxima ida à biblioteca, vou procurar Vidas Secas!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.