Resenha – O Sorriso da Hiena – Gustavo Ávila

Oi gente! A resenha de hoje é sobre um romance policial que me surpreendeu positivamente. Os romances policiais estão entre os meus livros favoritos, porém eu ainda não conhecia um nacional que eu gostasse tanto quanto O Sorriso da Hiena, de Gustavo Ávila.

O_SORRISO_DA_HIENA_773835496B

 

ISBN-10: 8576865947
Ano: 2017
Páginas: 266
Idioma: português
Editora: Verus
Skoob: adicione
Comprar: Amazon

O Sorriso da Hiena é a história sobre um serial killer que ataca casais com um filho de oito anos de idade. O modus operandi dele é amarrar os pais em cadeiras e colocar a criança sentada na frente para assistir a terrível cena em que ele arranca a língua do pai e por fim dá um tiro na cabeça da mãe. 

Quando os assassinatos começam a se intensificar, o caso é designado ao investigador Arthur, que se torna o responsável por desvendar os crimes e prender o assassino. 

Os crimes cometidos por David tem um objetivo: ele procura descobrir qual a origem do mal. Com esses assassinatos ele faz com que as crianças passem pelo mesmo trauma que ele vivenciou aos 8 anos de idade, e tenta desvendar como a violência sofrida na infância pode influenciar no caráter de uma pessoa na idade adulta e, assim compreender a sua própria história de vida.

Para a realização desse estudo David entra em contato com William, um psicólogo renomado que já tem algumas teorias sobre este assunto, porém, ainda não atestou na prática e ao receber tal proposta fica abalado moralmente, mas acaba aceitando e começa a atender as vítimas.

A obra de Gustavo Ávila tem uma premissa bem interessante, eu gostei muito da forma como a trama foi desenvolvida. A narrativa é envolvente e em terceira pessoa alternando entre as perspectivas de David, William e Arthur. 

As personagens são bem construídas, principalmente Arthur que tem Síndrome de Asperger e tem um comportamento peculiar, o que às vezes dá até um certo alívio cômico. Outra personagem que gostei também foi Bete, amiga de Arthur, porém, eu achei muito amador o destino dado a ela.

A leitura é bem instigante, você tem vontade de ler tudo de uma vez só, o que é possível se você disponibilizar de tempo. Gostei também da ambientação, você percebe que a cidade descrita na obra, realmente, é brasileira e com todas as suas nuances.

Um elemento desse livro que sempre despertou o meu interesse foi o título, eu sempre me perguntava: por que o sorriso da hiena? Na obra tem um trecho falando sobre isso. 

Os pesquisadores estavam tentando desvendar o motivo dos sons emitidos pelas hienas.(…) chegaram a conclusão de que hienas de menor posição hierárquica no grupo, hienas dominadas, hienas frustradas, emitiam mais alto esse som que parece uma “risada”. Às vezes damos a impressão de que gostamos de alguma coisa, quando na verdade só estamos com medo, com dor, com fome. Não tem nada de engraçado em ser um animal carniceiro que se alimenta do que sobrou dos mortos.

Mas o que isso tem a ver com a história? Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Livro maravilhoso! Recomendo.

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter  ❤  Google+  ❤ Instagram  

 

Anúncios

11 comentários sobre “Resenha – O Sorriso da Hiena – Gustavo Ávila

  1. Alan Martins disse:

    Boa resenha!
    Já fiz um post sobre esse livro também, mas a minha opinião foi diferente. Achei o enredo meio fraco e com muitas pontas soltas. Mas como se trata do primeiro livro do autor, ele ainda pode melhorar bastante.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  2. meisauedaoh disse:

    Nossa, fiquei muito curiosa pela leitura desse livro. O título dele sempre me chamou a atenção também, mas confesso que nunca tinha parado sequer pra ler a sinopse. Gostei muito da sua resenha. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.