Resenha – Histórias de Alexandre – Graciliano Ramos

Oi gente, tudo bem com vocês? Neste livro de contos, Graciliano Ramos irá nos apresentar a um interessante personagem que mora no sertão nordestino, adora receber os amigos em casa e lhes contar várias histórias e aventuras. Acompanhe a resenha e conheça as Histórias de Alexandre.

Histórias de AlexandreTítulo: Histórias de Alexandre
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Record
Páginas: 108
Ano: 2012
Skoob: adicione
Onde comprar: Amazon

Alexandre é um velho, meio caçador e meio vaqueiro que vivia no interior do Nordeste e adorava contar histórias para passar o tempo. Cesária, sua mulher, curvada na almofada  fazia renda de bilros e apenas concordava com todas as histórias que ele contava. Os principais ouvintes das narrativas eram parentes como Das Dores e os vizinhos Seu Libório, o cego preto Firmino e mestre Gaudêncio.

As histórias contadas por Alexandre, segundo ele, foram fatos ocorridos desde a sua juventude até um passado recente. Entretanto, no início do livro o autor afirma que: “As histórias de Alexandre não são originais: pertencem ao folclore do Nordeste, e é possível que algumas tenham sido escritas. “

Durante os relatos, que muitas vezes se repetiam, Alexandre acabava por narrar algum fato diferente na história, o que sempre era contestado pelo cego Firmino, quando isso acontecia, o velho se sentia ofendido e dizia que não iria mais contar nada. Logo, Cesário se manifestava e defendia o marido, confirmado sua explicação.

Histórias de Alexandre é um livro composto por 14 contos que devem ser lidos na ordem em que aparecem para que possam ter sentido, pois alguns deles mencionam fatos do conto anterior, o que ao ler aleatoriamente não fará sentido algum.

Eu gostei do livro, os casos contados pelo velho nordestino, apesar de terem uma enorme carga de exageros e fantasias, algumas são bem engraçadas, além disso, permite nos levar por uma viagem no tempo quando as pessoas ainda se sentavam para ouvir as histórias contadas pelos mais velhos, é  a tão esquecida tradição oral.

As ilustrações de André Neves casam perfeitamente com os contos de Graciliano Ramos, nos presenteando com essa bela obra da Literatura Brasileira e que retrata um pouco da cultura e do povo nordestino.

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter  ❤  Google+  ❤ Instagram ❤ Filmow

Anúncios

16 comentários sobre “Resenha – Histórias de Alexandre – Graciliano Ramos

  1. WAGNER DE OLIVEIRA LIMA disse:

    Segundo pesquisa biográfica de GRACILIANO RAMOS, seus livros, ele externa todo o sentimento baseado na vida que levava, daí por exemplo o livro ANGÚSTIA, retratando a realidade que ele vivia, seu site está de parabéns e falar de GRACILIANO RAMOS é falar de um ícone de nossa literatura

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.