Resenha – Édipo Rei – Sófocles

Oi gente! A resenha de hoje é sobre Édipo Rei, uma peça escrita por Sófocles, dramaturgo grego que nasceu em 496 a.C.

Resenha Edipo Rei Atraídos Pela Leitura

ISBN-13: 9788537817360 | Editora: Zahar| Páginas: 128| Ano: 2018 | Skoob: adicione | Onde comprar: Amazon

Esta tragédia discorre sobre a vida de Édipo, filho do rei Políbio de Corinto que desde muito jovem ouviu uma profecia de que ele assassinaria o pai e se casaria com a mãe. Tentando fugir deste terrível destino, ele foge para a cidade de Tebas. No caminho encontra uma comitiva com a qual se desentende e acaba matando a quase todos.

A chegar em Tebas, que está sofrendo com a terrível esfinge, ele consegue desvendar o enigma proposto por ela e como prêmio recebe o trono e a mão da rainha Jocasta em casamento. 

Vários anos se passam e a cidade de Tebas está sendo castigada por uma praga. Diante disso, Édipo envia Creonte para consultar o Oráculo para descobrir o motivo pelo qual a cidade estava sofrendo com aquela praga. De acordo com o oráculo, a cidade estava sendo destruída porque o assassino de Laio (rei anterior a Édipo), não havia sido descoberto nem castigado.

A tentar desvendar quem seria o assassino, Édipo busca pelo adivinho Tirésias e o questiona sobre quem seria o assassino do rei Laio. Conhecedor do presente, passado e futuro, o cego Tirésias fica relutante, porém, após muita insistência, revela que Édipo é o assassino de Laio.

Édipo fica transtornado e vai ao encontro da esposa Jocasta, que tenta acalmá-lo dizendo que Tirésias não sabe de nada, pois há vários anos quando ela teve o primeiro filho com o rei Laio, ele profetizou que a criança mataria o pai e se casaria com a mãe. Neste momento, tudo começa a fazer sentido e ambos se desesperam e se punem por toda esta tragédia.

Esta obra escrita por Sófocles há tanto tempo traz questionamentos bastante atuais. Será que o ser humano é impotente diante do seu destino ou ele pode modificá-lo mediante suas ações? 

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha – Édipo Rei – Sófocles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.