5 Livros sobre o Holocausto que você precisa ler

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945 e que envolveu quase todos os países do Globo. Ela teve início em 1939 quando a Alemanha nazista liderada por Adolf Hitler invade a Polônia. Diante disso, França e Inglaterra declaram Guerra contra a Alemanha.

Livros sobre o Holocausto.jpg

Os nazistas acreditavam em uma supremacia de raças. Para eles, a raça ariana deveria ser conquistada pelo povo alemão e para que este objetivo fosse alcançado iniciou-se uma perseguição, isolamento e assassinato de todos os grupos que não faziam parte dessa “raça pura”. Dentre eles estavam os judeus, os ciganos, Testemunhas de Jeová, Homossexuais, e vários outros grupos considerados minoria. Essa prática recebeu o nome de Holocausto.

O Holocausto  passou a ser um tema bastante utilizado em diversas produções: filmes, documentários, artigos, livros, etc. E isso acontece devido ao grande interesse que as pessoas em geral tem de saber um pouco mais sobre esse período tenebroso da História.

Por isso, eu vou indicar para vocês 5 livros sobre o Holocausto que vocês precisam ler. São obras que descrevem o medo, a angústia, o desespero de inúmeras pessoas, mas também descrevem a resistência, a esperança e a resiliência de muita gente que apesar de tudo, conseguiu sair viva daquele inferno.

O Diário de Anne Frank

O_DIARIO_DE_ANNE_FRANK_

Este livro foi escrito pela própria Anne Frank entre 1943 a 1945 durante o tempo em que ficou em um esconderijo chamado de Anexo Secreto. Com apenas 13 anos de idade, Anne escreveu sua história e de sua família em um diário, que mais tarde veio a se transformar nesse livro. No relato você irá acompanhar através da ótica de uma menina toda a tensão vivenciada por estas pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

 

 

A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak

A_MENINA_QUE_ROUBAVA_LIVROS.jpg

Ao ser perseguida pelo Nazismo, a mãe de Liesel Meminger leva seus dois filhos à uma família pobre nos subúrbios da Alemanha, durante a viagem o menino morre e no enterro quando o coveiro deixa cair um livro, Liesel o rouba e deste momento em diante ela irá se tornar a menina que roubava livros. É uma história comovente e que eu recomendo! Para saber mais acesse a resenha do livro.

A Bibliotecária de Auschwitz – Antonio G. Iturbe

A_BIBLIOTECARIA_DE_AUSCHWITZ_.jpg

Dita Adlerova, uma menina de 14 anos levada para o campo de concentração de Auschwitz foi designada para ser a bibliotecária do Bloco 31, um barracão onde as crianças de reuniam apenas para as atividades lúdicas, pois o ensino de qualquer disciplina estava proibido. Por conta disso, Dita era a responsável por cuidar e esconder os poucos livros que os adultos dispunham para levar um pouco de conhecimento àquelas crianças.

 

A Mala de Hana – Karen Levine

resenha A_MALA_DE_HANA_

Neste pequeno livro você irá encontrar duas histórias: a primeira é sobre a pequena Hana que viveu na cidade de Nove Mesto, Tchecoslováquia. Ela e seu irmão George tinham uma vida normal até que os nazistas tomaram a cidade durante a Segunda Guerra. A outra história é sobre Fumiko Ishioka, a diretora de um museu sobre o Holocausto que fica na cidade de Tóquio. Quando Fumiko recebe uma mala da época do Holocausto e nela está escrito o nome Hanna, surge uma enorme curiosidade em saber mais sobre a dona da mala.

 

Os Bebês de Auschwitz – Wendy holden

OS_BEBES_DE_AUSCHWITZ

Neste livro você vai conhecer a história de três mulheres judias Priska, Rachel e Anka. Elas têm algo em comum: estão grávidas e foram levadas para um campo de concentração nazista. Diante das piores condições possíveis, estas mulheres terão de dar à luz a seus filhos e irão passar por momentos terríveis. Após o nascimento, a luta dessas mulheres agora era encontrar uma maneira de consegui manter os seus filhos vivos. 

Tem resenha dos livros no blog. Com exceção do último (Os Bebês de Auschwitz) que tem apenas alguns quotes.

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

6 comentários em “5 Livros sobre o Holocausto que você precisa ler

  1. Dessa lista eu li 3, mas gostei apenas de dois e em um deles (a menina que roubava livros) não gostei do desfecho. Mas, lhe confesso que esse tema não me agrada. Mas é parte da realidade-vida e é preciso compreender esse momento horrível da nossa trajetória humana.

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.