Resenha – O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

O Meu pé de Laranja LimaISBN-10: 8506042062
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano: 2013
Páginas: 192
Editora: Melhoramentos
Skoob: adicione
Comprar: Amazon

Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje eu venho falar sobre este livro que me emocionou demais. O Meu Pé de Laranja Lima foi escrito por José Mauro de Vasconcelos e já foi adaptado para a TV e para o cinema, mas eu não assisti nenhuma adaptação e nem havia lido a obra até esta semana. Neste livro vamos conhecer a história de Zezé, um menininho de 5 anos de idade que vive com a família em uma situação de extrema pobreza. 

“D. Cecília Paim, conhecia de longe a nossa pobreza e na hora do lanche, quando via todo mundo comendo sua merenda, ficava emocionada, me chamava sempre à parte e me mandava comprar o sonho recheado no doceiro. Ela tinha tamanha ternura por mim que eu acho que ficava bonzinho só para ela não se decepcionar comigo.”

Zezé é uma criança bastante traquina e por causa disso quase todos da família batem nele, com exceção de sua irmã Glória que trata o garotinho com muito carinho. Como são muitos irmãos, os mais velhos cuidam dos mais novos e Zezé é o encarregado de cuidar do irmão mais novo chamado Luís, que ele carinhosamente chama de o rei Luís.

“— Só essa semana já levei um punhado de surras. Umas até bem doídas. Também apanho pelo que não faço. Levo culpa de tudo. Já se acostumaram a me bater.”

O pai de Zezé está desempregado e a mãe trabalha em um tear para ajudar em casa. Diante de tanta escassez, Zezé cria seu próprio mundo no qual tem como amigos o Minguinho, um pequeno pé de laranja lima que conversa com ele e um morcego chamado Luciano.

Devido à uma das peraltices do garoto ele acaba fazendo amizade com Manuel Valadares, o Portuga, um senhor que vai conquistar a amizade e o respeito de Zezé. Esse novo amigo enxerga Zezé como ele é verdadeiramente, um menino inteligente, esperto, amoroso e sensível. Os dois irão combinar de manter a amizade em segredo.

Na amizade com o Portuga, Zezé encontra aquilo que não recebe em casa: amor, carinho e atenção. Assim, até o comportamento do menino se transforma. Ao receber carinho e ternura ele mesmo toma a iniciativa de não aprontar mais tanta traquinagem.

Os dois amigos passam várias horas conversando cada um contando sobre sua vida, seus sonhos, fazem passeios e planos. Contudo, um fato muito chocante irá acontecer e mudará para sempre a vida de Zezé.

“— Mas olhe mesmo. Olhe como ainda estou todo inchado de apanhar.
Os olhos do Português adquiriram uma expressão de inquietude e pena.
— Mas porque te fizeram isso? Fui contando, contando tudo, sem exagerar uma palavra. Quando acabei seus olhos estavam úmidos e não sabia o que fazer.
— Mas não podem bater tanto numa criancinha como tu. Ainda nem fizeste seis anos. Minha Nossa Senhora de Fátima!”

O livro é narrado em primeira pessoa e você acompanha todas as aventuras de Zezé. Os relatos são bastante comoventes e não tem como você não se emocionar em vários trechos. É uma linda história de amizade, mas também um triste retrato de uma infância pobre e de muitos maus-tratos por parte da família.

Recomendo muito a leitura para pessoas de todas as idades.

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter  ❤ Google+ ❤ Instagram  ❤ Pinterest  ❤  Filmow

Anúncios

11 comentários sobre “Resenha – O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.