Resenha – Cadete de Aço – Evellyn Miller

Cadete de Aço – Lutando contra os próprios medos, da autora nacional Evellyn Miller foi o primeiro livro que decidi ler para o Projeto Atraídos Por Nacionais. Com uma trama envolvente, linguagem simples e personagens fortes, este livro é um convite a conhecer a história de uma mulher que luta para vencer os próprios medos. 

resenha cadete de aço

 

ISBN: B07J3RYT7G
Autora: Evellyn Miller
Ano: 2018
Páginas: 239
Skoob: adicione
Compre na Amazon

Cadete de Aço traz a história de Nina, uma garota que na adolescência tinha o sonho de se tornar aeromoça e viajar o mundo, mas acabou mudando toda sua trajetória de vida depois de passar por um evento traumático que a deixou em um profundo estado de depressão.

Integrante de uma família estruturada e bastante liberal, Nina tinha liberdade para fazer todas as coisas que adolescentes curtem: sair, ir à festas, namorar. No entanto, nada disso lhe motivava a sair do quarto. Até que um dia ao ver uma entrevista com uma policial na TV, ela tem um start e decide entrar para a polícia.

A partir daquele momento ela passa a se dedicar ao estudo e consegue uma vaga para fazer parte de uma instituição militar. Isso se torna uma válvula de escape na vida de Nina. Ela se utiliza de todo aquele treinamento pesado para ocupar sua mente e canalizar a sua raiva. Além disso, se dedica muito nas competições, vencendo praticamente todas. Tanto que chega a receber o apelido de Cadete de Aço.

No entanto, esses não são os únicos desafios que a nossa protagonista enfrenta neste universo predominado por homens. As piadas machistas e o menosprezo por parte de vários colegas são constantes no seu cotidiano dentro da instituição.

Como já estava acostumada a viver na defensiva, Nina já não simpatiza com alguns dos colegas da Corporação. O Tenente Huisman era um deles. Oficial do BOPE, cheio de autoridade, bastante severo, mas que estava despertando sentimentos conflitantes no coração de Nina. Ela já estava decidida a não se envolver com ninguém, pois seu coração estava blindado devido a tanto sofrimento. Mas quando um certo tenente é designado para ser o novo treinador da sua equipe de luta, Nina passa a olhar o Tenente Huisman de uma outra forma. 

Já no início do livro, Nina está correndo bastante perigo e o Tenente Huisman aparece para salvá-la. Esta cena oferece ao leitor indícios da linda história que está por vir. 

Os fatos da vida da personagem são narrados em dois momentos – o atual quando Nina já está no curso de oficiais e no passado quando ela estava com dezessete anos- período no qual todo o conflito é desencadeado. 

“No fundo eu sabia que o destino ainda me reservava mais uma rasteira. Mesmo nos momentos mais felizes, aquele medo de que meu castelo de sonhos ruísse”

Através da perspectiva da protagonista, a autora Evellyn Miller nos leva a conhecer de perto o dia-a-dia dentro de uma instituição militar e, por conseguinte, todos os desafios que uma mulher precisa enfrentar em um ambiente, majoritariamente, dominado por homens. Entretanto, a obra não se trata apenas de acontecimentos dramáticos, em algumas partes da narrativa existem diálogos leves e até engraçados, com os quais eu ri alto durante a leitura.

Cadete de Aço aborda um tema de grande relevância social que é a violência contra a mulher em suas diferentes nuances. Vale ainda ressaltar o importante trabalho de pesquisa realizado pela Evellyn Miller para abordar o tema com muita sensibilidade e conhecimento de causa.

“Se não for nessa vida, que seja em outra. Tem que existir um mundo melhor para nós!”

É importante destacar ainda a evolução da personagem Nina, uma jovem traumatizada, que apesar dos golpes sofridos procura encarar todos os conflitos pessoais, superar todos os traumas e seguir adiante, amando, sendo amada e ajudando muitas outras mulheres.

Cadete de Aço é uma história narrada em primeira pessoa,  bem escrita e que consegue envolver o leitor do início ao fim. Muito bom! Recomendo!

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha – Cadete de Aço – Evellyn Miller

  1. Isa Ueda disse:

    Adorei a sinopse! Esse livro parece ter pontos fortes que estou procurando nos livros: autora feminina, brasileira, que trate do tema feminismo!
    Vou esperar ansiosa por mais resenhas suas do Projeto Atraídos por Nacionais! 😍

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.