Resenha – Favores Vulgares – Maureen Orth

Versace. Já tinha ouvido falar desse nome em alguns programas e entrevistas sobre moda. Até já tinha visto entrevistas com Donatella Versace, mas não fazia ideia que o criador dessa marca, o estilista Gianni Versace, havia sido assassinado. 

Resenha-favores-vulgares-Maurren-OrthISBN-13: 9788554126193
Tradução: Jim Anotsu
Ano: 2018
Páginas: 448
Editora: Vestígio
Skoob: adicione
Compre: Amazon
Livro cedido pela Editora

Favores Vulgares – A história real do homem que matou Gianni Versace é um livro-reportagem escrito por Maureen Orth e que foi publicado no Brasil em 2018 pela Editora Vestígio. O livro traz uma profunda investigação acerca da vida de Andrew Cunanan, o homem responsável pela morte de Gianni Versace e mais quatro pessoas. 

Andrew Cunanan nasceu em uma família de classe média e desestruturada, mas desde muito cedo seus pais o levaram a crer que ele merecia tudo de melhor e mais caro que a vida tivesse a oferecer. Desde criança, Andrew sempre foi considerado muito bonito, alegre e inteligente. Seus pais faziam o possível para dar a ele tudo o que as crianças ricas tinham, inclusive o matriculou em um dos colégios mais caros e prestigiados daquela região.

Convivendo com pessoas da alta sociedade, pertencentes a famílias muito ricas, Andrew Cunanan passou a fantasiar que ele também pertencia àquele seleto grupo de privilegiados e passou a adotar outros nomes que considerava mais adequados a uma pessoa rica. 

” Ao se concentrar tanto em status, Pete havia destruído qualquer senso genuíno de autoidentidade que o filho poderia ter tido.”

Quando seu pai Pete Cunanan, aplicou um golpe na empresa onde trabalhava e fugiu do país, Andrew ficou sem apoio. Mesmo precisando trabalhar para se sustentar, ele procurou um meio de manter o seu status e foi morar com uma amiga rica. Para ele, o que importava era continuar naquele meio e as pessoas gostavam da presença dele, pois, ele sempre sabia fazer todos se divertirem. 

Andrew Cunanan assumiu sua homossexualidade, passou a usar metanfetaminas e começou a frequentar boates gay e a se prostituir. Além disso, ele inicia um caminho sem volta pelo universo do sadomasoquismo. Suas mentiras e a insistência em praticar sexo violento acabou por afastar aqueles que eram mais próximos a ele. Jeff, um amigo de longa data passou a evitar a presença de Cunanan, o mesmo aconteceu com David, um jovem com quem Andrew teve um relacionamento. 

A situação entre eles se tornou insustentável culminando no assassinato de Jeff Trail. Ele foi a primeira vítima de Andrew Cunanan. A partir desse crime, a polícia inicia uma caçada ao assassino que, infelizmente, estava difícil de chegar ao fim. 

Durante a fuga, Andrew vai deixando um rastro de morte. Sua segunda vítima foi Lee Miglin, um influente empresário do setor imobiliário casado com Marilyn Miglin, uma importante vendedora de cosméticos. O assassinato de Lee Miglin foi considerado aleatório, porém, com a investigação descobre-se um conexão entre Cunanan e o Duke Miglin, filho da vítima. Em seguida ele mata William Reese, aparentemente, para roubar sua caminhonete e finalmente, ele vai ao encontro de última e mais famosa vítima, Gianni Vesace.

O livro mostra também o trabalho do FBI e das polícias de várias cidades dos Estados Unidos por onde Cunanan praticou os crimes e ficou evidente que houve muita negligência e despreparo por parte de vários policiais. Visto que, muitos acontecimentos poderiam ter sido evitados se a polícia tivesse agido corretamente. 

Através de pesquisas e entrevistas com centenas de pessoas, Mareen Orth conseguiu trazer ao leitor revelações importantes sobre a vida de Andrew Cunanan, como ele pensava e agia e os assassinatos cometidos por ele. Outro aspecto que vale destacar nesta obra é a maneira como a autora aborda sobre a vida dos gays naquele período. A preocupação deles com o vírus da Aids, a forma como se relacionavam e se cuidavam, o medo de terem sua homossexualidade revelada.

“A maioria das pessoas entende que eles são gays, mas ninguém fala nada – eles são dessa geração. O motivo do segredo é segurança física, mas também medo do ostracismo.”

É evidente que naquela época o preconceito com os homossexuais ainda era bem maior que hoje, e devido aos assassinatos cometidos por Cunanan várias pessoas que ainda não tinha se assumido tiveram sua vida íntima exposta em veículos de comunicação. Fato este, que acabou prejudicando a vida de muita gente.

Favores Vulgares está divido em quatro partes. A primeira conta a vida de Andrew desde a infância, passando pela adolescência até a vida adulta, seu relacionamentos,  o vício nas drogas, sua convivência no mundo LGBT. Na segunda parte descreve os assassinatos onde e como ocorreram. Já na terceira parte, após matar a quarta vítima, Cunanan rouba sua caminhonete e foge para South Beach onde irá assassinar Gianni Versace. E por fim, a quarta parte mostra o final da caçada e os últimos momentos de vida de Andrew Cunanan.

A narrativa é bem envolvente, com uma ótima dinâmica, no entanto, lá pela metade do livro tem algumas descrições um pouco cansativas, mas logo surgem pistas importantes e fatos que reacendem a curiosidade do leitor. Gostei muito deste livro e recomendo a todos que gostam de uma boa trama e true crime.

A história contada neste livro é tão incrível que parece coisa de cinema, tanto que este livro deu origem a segunda temporada da série American Crime Story – o Assassinato de Gianni Versace.

Veja o trailer:

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha – Favores Vulgares – Maureen Orth

  1. Isa Ueda disse:

    Nossa, eu gosto de livros assim, meio biografia, meio jornalismo… um tanto investigativo… eu não sabia que tinham feito a segunda temporada de American Crime Story sobre a mesma história… vi que têm a Penélope Cruz… me interessei. Parece realmente coisa de cinema. Eu não sabia nada se Andrew antes de ler a sua resenha, que aliás, está muito bem detalhada 😊

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.