5 livros escritos por mulheres que todo mundo precisa ler

Em uma visita ao blog Percursos Literários, vi na resenha de Um Teto Todo Seu, da Virgínia Woolf que a Isa Ueda trouxe uma discussão bastante pertinente acerca da nossas escolhas, enquanto leitores, para conhecer livros escritos por mulheres. Pois, desde a nossa infância, ainda na vida escolar, sempre nos foram ofertados um maior número de livros escritos por homens. E se nós não ficarmos atentos para selecionarmos esses livros e colocarmos em nossas metas, eles acabam sendo deixados de lado. 

5 livros escritos por mulheres.jpg

Pouquíssimas foram as obras escritas por mulheres que tive conhecimento durante o período escolar. Sabemos que existe toda uma questão histórica e social por trás disso tudo, e ainda hoje a publicação e a divulgação de obras escritas por homens é muito maior.  Mas aos poucos, esse cenário vem mudando e graças a diversos projetos que incentivam a leitura de livros escritos por mulheres, hoje, muitas autoras são lidas e reconhecidas por suas obras. 

Diante dessa discussão, eu tenho buscado conhecer mais obras escritas por mulheres e hoje eu vou indicar para vocês 5 livros escritos por mulheres que todo mundo precisa ler. Todos eles eu já li e recomendo! 

O Diário de Anne Frank – Anne Frank

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma adolescente de 13 anos, sua família e alguns amigos se escondem em cômodos nos fundos do prédio onde ficava o escritório do seu pai. Um local que eles passaram a chamar de anexo secreto. Lá, Anne Frank relata em seu diário tudo o que acontecia na via dos moradores e também seus medos, angústias e as transformações pelas quais seu corpo e sua mente estavam passando. Tem resenha do livro O Diário de Anne Frank aqui

Frankenstein – Mary Shelley

Este foi um livro que me surpreendeu demais. Eu tinha uma ideia totalmente diferente da história. Nessa obra iremos conhecer Víctor Frankentein, um médico apaixonado pela ciência e que, depois de muito estudo, desenvolveu uma técnica que foi capaz de dar vida à uma criatura composta pela junção de membros de vários outros corpos. Gostei tanto desse livro que até listei 5 motivos para ler Frankenstein.

O Sol é Para Todos – Harper Lee

Atticus Finch é um advogado que vai defender Tom Robinson, um negro acusado de estupro. A história é narrada por Jean Louise, conhecida como Scout e revela o preconceito, a discriminação e a injustiça vivenciados pelos habitantes de Maycomb no início do século passado. Uma história comovente que você pode saber mais através da resenha de O Sol é Para Todos.

Quarto de Despejo: diário de uma favelada – Carolina Maria de Jesus

Neste diário escrito por Carolina Maria de Jesus, ela descreve o seu cotidiano como mulher negra e pobre, moradora de uma favela em São Paulo. Sua luta diária para sustentar os filhos e o descaso das autoridades para com todos aqueles que vivem em “um quarto de despejo”. Selecionei alguns quotes desse livro que você pode ler aqui.

A Vida que ninguém vê – Eliane Brum

Neste livro Eliane Brum reuniu 21 crônicas baseadas em relatos de pessoas anônimas. A Vida que ninguém vê foi vencedor do Prêmio Jabuti no ano de 2007 como o melhor livro de reportagem. Leia a resenha de A Vida que Ninguém Vê. Indico muito a leitura!

Já leu algum desses livros? Me indique nos comentários livros escritos por mulheres que você leu e gostou. 

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter  ❤  Google+  ❤ Instagram  ❤  Pinterest

 


7 comentários sobre “5 livros escritos por mulheres que todo mundo precisa ler

  1. Fico muito honrada de ter inspirado de certa forma a discussão nesse post, o qual ainda traz uma indicação de obras maravilhosas! Não li todas, mas já quero, e uma delas (O Sol é para todos), já está há bastante tempo na minha TBR.
    Já estamos na metade do mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Eu tentei incentivar a leitura de livros escritos por mulheres neste mês, mas o ideal seria sempre ter um livro escrito por mulher em nossas escolhas naturalmente, não é verdade? Enquanto essa situação ideal não chega, temos de recorrer às metas, indicações, recomendações e escolhas deliberadas.

    Grande abraço,

    Curtido por 2 pessoas

    1. Obrigada! Hoje vc me inspirou a escrever este post. O Sol é para todos é um super livro. Foi escrito no início do século passado, mas infelizmente, a temática ainda e bastante atual.
      É isso aí, vamos fazer a nossa parte para incentivar a leitura de obras escritas por mulheres até o dia que não houver mais necessidade. 😊😊

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.