Resenha do filme: O Leitor

Resenha-do-filme-o-leitor-atraidos-pela-leitura.jpg

Título Original: The Reader | Gênero: Drama |Ano: 2008 | Direção: Stephen Daldry
Duração: 124 min

Durante o trajeto de volta da escola, o jovem Michael Berg (David Kross) passa mal e é socorrido por uma mulher mais velha chamada Hanna Schmitz (Kate Winslet). Após se recuperar, ele então começa a visitá-la e logo ambos iniciam um relacionamento. Durante esses encontros sexuais, Hanna pede a Michael que leia para ela alguns dos livros que ele traz consigo. 

O relacionamento durou pouco tempo, porém o suficiente para marcar a vida daquele garoto. Oito anos depois quando Michael já estava cursando a universidade de Direito, ele se reencontra com Hanna em um tribunal onde ela é a ré, acusada por ter participado da morte de 300 mulheres judias.

Ela foi acusada pelas companheiras de ser a líder do grupo e portanto responsável pelo genocídio. Também foi responsabilizada pela escrita de um relatório que a incriminava e quando foi solicitada uma avaliação da sua caligrafia, ela preferiu não se submeter a essa avaliação e se autodeclarou culpada. Hanna tinha muita vergonha de não saber ler e escrever, ela não foi capaz de se valer dessa condição e preferiu levar toda a culpa.

No entanto, Michael relembra alguns momentos do passado e chega a conclusão de que Hanna não sabe ler e preferiu ser condenada à prisão perpétua, a confessar que era analfabeta. Ele poderia ter interferido no resultado do julgamento confessando o que sabia, mas isso implicaria em revelar o seu relacionamento com aquela mulher mais velha. Ele então desiste de fazê-lo. Para ele, aquela mulher significou momentos de muita felicidade, mas também o levou a experimentar momentos de muita tristeza e abandono. Visto que, ele se tornou alguém fechado, sem amigos e com um casamento fracassado. Até mesmo seu relacionamento com a própria filha foi distante devido às marcas que essa mulher deixou em sua vida. 

Review-the-reader-atraidos-pela-leitura

Passado dez anos da sentença, Michael (Ralph Fiennes) resolve fazer algo para amenizar o sofrimento de Hanna. Ele passa a narrar os livros em fitas cassetes e envia para ela na prisão. Com o tempo ela aprende a ler sozinha e começa a enviar cartas para ele.  

Certo dia, Michael recebe um telefonema avisando que Hanna será posta em liberdade e que não tem mais ninguém no mundo e que a única pessoa com a qual ela se corresponde seria ele. Assim, após vinte anos presa, Hanna recebe a visita de Michael e esse ocorrido trará um destino trágico para essa história. 

O Leitor é um filme muito comovente que aborda o tema do analfabetismo e como este problema pode afetar a vida de uma pessoa. Ele também traz outros assuntos como os crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, justiça e perdão.  

O filme foi lançado em 2008 e é baseado no romance homônimo de Bernhard Schlink. A direção ficou por conta de Stephen Daldry. A história não é linear, ela mostra cenas no presente que vão alternando com lembranças do nosso protagonista. A fotografia está belíssima, sem mencionar a maravilhosa atuação que rendeu um Oscar a Kate Winslet. Além disso, David Kross também desempenhou o seu papel de maneira impecável.

Amei o filme e indico a todos que gostam de uma bela história dramática. Vale lembrar que o filme contém muitas cenas de nudismo e sexo, portanto, é indicado para maiores de 16 anos.  

Siga o blog nas redes sociais!

Facebook  ❤  Twitter ❤ Google+ ❤ Instagram ❤ Pinterest

4 comentários sobre “Resenha do filme: O Leitor

  1. Isa Ueda disse:

    Ahhh, esse filme! Eu nunca o vi, mas eu já conhecia parte da história, um pouco menos do que vc contou. Agora que sei um pouco mais, fiquei morrendo de vontade de assistir! Eu amo dramas!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.