Resenha- Por Que Crianças Matam – Gitta Sereny

No livro Por Que Crianças Matam – a história real de Mary Bell, a autora Gitta Sereny acompanha a trajetória de Mary Bell, uma menina de 11 anos que foi julgada e condenada à prisão perpétua por ter matado dois garotinhos na cidade em Newcastle Upon Tyne, Inglaterra.

resenha-por-que-criancas-matamISBN-13: 9788554126223
Ano: 2019
Páginas: 400
Tradução: Erick Ramalho
Editora: Vestígio
Skoob: adicione
Compre: Amazon 

*Livro cedido pela editora

Mary Bell e Norma Bell (as duas não são irmãs) foram presas acusadas pelas mortes dos meninos de 3 e 4 anos de idade, no entanto, apenas Mary foi condenada. Depois disso, Mary passou por diversas prisões, as quais não estavam preparadas para receber um criança assassina e com a mente tão perturbada.

Um fato questionado pela autora foi acerca do julgamento de Mary ter sido realizado em um tribunal para adultos e sobre a atuação inadequada de alguns componentes do juri. O caso de Mary Bell foi amplamente divulgado pela mídia sensacionalista que transformou aquela garotinha de 11 anos em um ser demoníaco.

Passados 27 anos do julgamento, Mary aceita falar com Gitta sobre o seu caso e revela informações importantes sobre a conturbada relação com a mãe e detalha sua estadia em todas as instituições onde esteve presa.

É interessante ressaltar que a prisão perpétua a qual Mary foi condenada não foi necessariamente um regime fechado por toda sua vida, mas ela passaria por inúmeras avaliações ao longo dos anos e, periodicamente, por um Comitê de Revisão que iria avaliar se Mary estaria apta a viver em sociedade, e dessa forma ganhar a “liberdade”. Entre aspas, pois Mary seria acompanhada por uma agente de condicional por tempo indeterminado. Além disso, a vida fora da prisão não seria fácil, a dificuldade de encontrar um trabalho que ela estivesse liberada a exercer, se esconder da mídia, do julgamento das pessoas e até mesmo de alguns familiares.

“Não tenho como dizer o quanto eu te apoio em seus esforços para que esse livro cause mudanças no sistema, tanto em relação à maneira como crianças que cometem crimes devem ser julgadas quanto a como lidar com elas posteriormente.” (p. 227)

Por Que crianças Matam é um livro que desperta sensações dolorosas. Os relatos dos abusos sexuais sofridos por Mary Bell são chocantes e terríveis, mas em nenhum momento ela se utiliza deles para justificar os seus crimes e nem se isentar da sua culpa.
Depois de muitos anos em negação, Mary agora sabe que cometeu crimes abomináveis e sua culpa e o peso na consciência só fizeram aumentar após o nascimento da filha.

Leia também: Tríptico, de Karin Slaughter

Este não foi o primeiro livro da autora sobre Mary Bell, ela já havia escrito um livro sobre crianças assassinas intitulado The Case Of Mary Bell, no qual ela se baseou para escrever Por Que crianças Matam.

Gitta Sereny afirma ter escrito o livro em busca de respostas e alerta a todos para ficarem atentos e aprenderem a detectar a angústia e os pedidos de socorro de uma criança que esteja sofrendo algum tipo de abuso.

“(…) como crianças poderiam chegar a esse ponto de perturbação sem que isso fosse notado por alguém em suas famílias ou por aqueles que eram responsáveis por elas. ” (p. 94)

Este livro traz um relato bastante triste de uma mulher acometida pela culpa, mas também nos leva a refletir o quanto os abusos sofridos por uma criança podem desencadear transtornos irreversíveis, levando-as a cometer graves delitos.

É uma leitura bastante reflexiva e eu recomendo!

15 comentários em “Resenha- Por Que Crianças Matam – Gitta Sereny

  1. Voltando a ler devagarinho, já foram dois e-books. Preparando para começar o terceiro, e a piada é que em maio consegui ler 4% de Orgulho e Preconceito, então somados ao mês passado, 47%. Ainda não cheguei a metade. Final do ano quem sabe. kkkk
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Gostei muito da resenha, ao mesmo tempo que fico curiosa pra ler me dá um pouco de medo, pois parece ser bem pesado e a realidade do acontecimento só faz com que fique mais.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.