3 Livros para quem gosta de histórias reais

Há algum tempo eu tenho me dedicado a ler mais livros de não ficção e descobri que este é um gênero que eu realmente gosto muito. Após iniciar a parceria com a Editora Vestígio, eu tive a possibilidade de acompanhar e ler vários lançamentos da Editora durante o ano passado. Dentre eles, um que eu gostei bastante foi “O Sol Ainda Brilha“, uma história chocante sobre a vida de Anthony Ray Hinton, um homem negro que foi acusado, julgado e condenado injustamente por crimes que ele não cometeu.

Se você também se interessa por biografias ou livros de não ficção em geral, hoje eu vou te indicar 3 livros com histórias reais que você poderá se interessar.

Processed with VSCO with  preset

Os livros mostrados aqui foram recebidos em parceria com a Editora Vestígio

O Que Te Faz Mais Forte, de Jeff Bauman

O que te faz mais forteO livro best-seller do New York Times que deu origem ao filme A história do principal sobrevivente do atentado à Maratona de Boston 2013 Em 16 de abril de 2013, Jeff Bauman acordou no Centro Médico de Boston, atordoado após uma série de cirurgias de emergência e sem as duas pernas. Apenas trinta horas antes, Jeff estava na linha de chegada da Maratona de Boston, para incentivar sua namorada, Erin, quando a primeira bomba explodiu junto a seus pés. Ao acordar, em vez de parar e pensar em como sua vida se alterara completamente, ele tentou arrancar o tubo de oxigênio para falar, mas não conseguiu. Então, escreveu sete palavras: “Vi o cara. Olhou bem pra mim”, dando início a uma das maiores caçadas humanas da história dos Estados Unidos e começando sua própria jornada de recuperação. Em O que te faz mais forte, Jeff Bauman descreve o caos e o terror do atentado em si e a investigação do FBI que se seguiu, na qual atuou como testemunha-chave.

Gostei muito deste livro, ele traz uma história de superação surpreendente, além de uma lição de vida para todos nós. Também nos leva a refletir sobre a forma como enfrentamos os nossos problemas e a valorizar mais a nossa vida. O que te faz mais forte foi adaptado para o cinema em 2018 e o ator Jake Gyllenhaal interpretou Jeff Bauman. Ainda não assisti ao filme, mas quero muito ver na tela essa história. 

Fernão de Magalhães, de Gianluca Barbera

Fernao de MagalhaesAno 1519. De Sevilha, partem cinco navios que singram os mares sob o comando de Fernão de Magalhães. A viagem durará três anos. Em busca de uma passagem que o leve da América do Sul ao Oriente, Magalhães terá que enfrentar motins, tempestades, frio polar, doenças e confrontos com populações nativas rumo ao seu destino final: as fabulosas Ilhas das Especiarias. Mas os eventos terão um rumo inesperado.
Fernão de Magalhães é a história da primeira circum-navegação do globo, narrada pela voz de Juan Sebastián Elcano, um dos poucos que voltaram para casa a bordo da única nau sobrevivente. Elcano colherá os louros do sucesso em detrimento da memória de Magalhães, morto na sombria ilha de Mactan (nas Filipinas) em circunstâncias dramáticas. Uma jornada não apenas física, mas também da alma, escrita em uma linguagem que parece se tornar mais primitiva à medida que a expedição avança em direção a terras cada vez mais desconhecidas e selvagens.

Se você gosta de aprender história de uma maneira leve e por que não, divertida, esse livro vai te levar em uma aventura fantástica e mostrar os principais fatos ocorridos durante o período da primeira circum-navegação da Terra. É um livro muito bom, achei que seria uma leitura cansativa, porém superou minhas expectativas. Gostei!

Além da Lama, de Leonard Farah

Além da Lama5 de novembro de 2015: o Brasil inteiro assiste ao desaparecimento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, dois pacatos distritos de Mariana, Minas Gerais. O rompimento da barragem de Fundão, administrada por uma das maiores mineradoras do país, despejou quarenta milhões de metros cúbicos de rejeito tóxico na região, tingindo de marrom a paisagem local e causando a morte de 19 pessoas.
Mas essa catástrofe poderia ter sido ainda maior. É o que descobrimos em Além da lama, que narra as dramáticas 15 primeiras horas de mobilização que tornaram possível o resgate de quinhentos moradores ilhados. Essa emocionante história é contada pelo capitão Farah, comandante do grupo especializado que trabalhou incessantemente na missão de salvar vidas, mesmo sob a ameaça do rompimento iminente de uma segunda barragem, ainda maior que a primeira.
Esta é a primeira vez que uma narrativa traz o olhar dos bombeiros sobre a tragédia que até hoje permanece sem solução. Uma leitura impactante para quem deseja conhecer os bastidores do salvamento do maior desastre ambiental do país e os heróis que tornaram isso possível.

Além da Lama vai mostrar de um outro ângulo uma das mais recente tragédias que abalou o nosso país e você irá acompanhar tudo que aconteceu naquele fatídico dia. Através deste livro, iremos conhecer um pouco da vida daquelas pessoas que integravam a Companhia Operacional de Busca e Salvamento do BEMAD (Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres) e entender melhor o que aconteceu durante os momentos mais críticos e as tentativas de resgate. É um relato muito triste, porém, emocionante ao ver seres humanos fazendo tudo que está ao seu alcance para ajudar o próximo, na maioria das vezes colocando em risco a sua própria vida. 

Se você se interessou por algum desses livros mostrados aqui e quiser comprar, é só acessar ao site da Amazon através deste link. 

7 comentários em “3 Livros para quem gosta de histórias reais

  1. Oi Gio, que bom que voltou a postar, mas não consigo ler biografias, a primeira que tentei e nunca concluí foi de Hilary Clinton, a segunda, e acho que última, foi de Rita Lee, partes boas do livro, mas demorei muito para concluir, que seguirei com livros de ficção.
    Até procuro alguns de não ficção, de repente vá que eu acerte no livro, valeu pelas dicas.
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.